Tatuí terá domingo teatral com Primeira Mostra de Compartilhamento
sexta-feira, 1 de novembro de 2013Domingo será um dia dedicado ao teatro em Tatuí, com direito a uma das mais genuínas manifestações culturais brasileiras: o cordel. O município será palco da Primeira Mostra de Compartilhamento Teatral, estrelado pela Companhia Atores em Conserva. O evento é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através do Projeto Ademar Guerra e da Poiesis Organização Social de Cultura.
O evento acontece das 14h às 19h em dois pontos centrais da cidade. A programação começa às 14h, na Praça da Matriz, com uma intervenção teatral. Em seguida, às 15h30, no Centro Cultural, acontece um ensaio aberto da peça Cordel do Amor Sem Fim, da dramaturga Cláudia Barral. O espetáculo narra a história de três irmãs, Teresa, Carminha e Madalena, habitantes da pequena cidade de Carinhanha, no interior da Bahia, que vivem em meio a aventuras e desventuras amorosas. Todo enredo é alinhavado por lindas canções que remetem ao universo romântico e ao mesmo fantasioso do sertão nordestino. A classificação é de 12 anos.
O coordenador do grupo Atores em Conserva, Willian Galvão Priante, mostra-se estimulado com a iniciativa. “Esse evento é muito importante. Será a primeira vez que vamos nos apresentar em um local aberto para a população de Tatuí. Temos a expectativa de um grande público. O espetáculo é muito divertido e voltado para toda família”, explica.
Já às 19h, também no Centro Cultural, acontece a apresentação do espetáculo Números, do grupo Os Geraldos. Uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense. A classificação é de 16 anos.
Todas as apresentações serão gratuitas. O Centro Cultural fica na Praça Martinho Guedes, 12 Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99740-7383.
Atores em Conserva
A Companhia surgiu pela iniciativa de um grupo de amigos estudantes do curso de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, que desejava desenvolver um trabalho independente, focado nos moldes da instituição e que pudesse ser apreciado por diversos públicos. Realiza trabalho de pesquisa, baseado em autores renomados, clássicos e contemporâneos, através de diferentes linguagens e estéticas, colocando em prática o que foi aprendido nos vários anos de pesquisa e prática dentro da escola.