Tatuí recebe a exposição ‘Escultores Mineiros’
terça-feira, 18 de outubro de 2011A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari, Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro e a prefeitura municipal, leva a a cidade de Tatuí no próximo final de semana a exposição Escultores Mineiros. Com entrada franca, a mostra será aberta ao público na sexta-feira, dia 14, às 19h, no Museu Paulo Setúbal.
O evento proporcionará aos visitantes um passeio pelo universo artístico de três artistas mineiros, mestres populares da escultura em madeira. Artur Pereira, Geraldo Telles de Oliveira e Jadir João Egídio apresentam um conjunto expressivo, em que se sobressai a destreza com que cada um trabalha com a madeira em suas complexas peças.
A mostra pode ser vista até 15 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 17h. O Museu Paulo Setúbal está localizado à praça Manoel Guedes, nº 98 ¿ Centro. Outras informações, pelo telefone (11) 2627-8054.
Os artistas
Artur Pereira (1920|2003) – Nascido e criado em Cachoeira do Brumado (MG), iniciou sua carreira esculpindo em barro figuras de bichos e não demorou muito a começar a esculpir em blocos maciços de madeira. Em suas obras, percebe-se o cotidiano do artista, retratado pelas caçadas e colunas de animais, que se movimentam de modo peculiar, sempre em círculos.
Geraldo Teles de Oliveira (1913|1990) – Oriundo de Itapecerica (MG), começou a esculpir aos 50 anos, no momento que teve uma visão em que se via esculpindo sua primeira obra. A partir daí, não parou mais. Sempre se inspirando em motivos religiosos para criar suas obras, misturando expressões do catolicismo, das culturas indígena e afro-brasileira.
Jadir João Egídio (1933) – Natural de Divinópolis (MG), onde vive até hoje, começou a esculpir em meados da década de 70 e continua a produzir diariamente. Suas obras possuem completa autonomia formal e expressam a religiosidade de maneira única, podendo-se perceber essa influência naquelas que retratam a Santa Ceia, santos e figuras da cultura regional. Além disso, a forte semelhança com as esculturas românicas também é percebida em suas obras.
Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as sua principais ações, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidade onde está localizado. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse cultura.sp.gov.br
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
