Santa Casa de Tatuí, SP, tem nova equipe de transplantes
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012A Santa Casa em guia Tatuí, no interior de São Paulo, já tem definida a equipe que fará o acompanhamento de doação de órgãos na cidade. Há 12 anos, o hospital tem a autorização para a cirurgia de retirada, no entanto, não havia profissionais habilitados para a remoção.
De acordo com a enfermeira responsável, Roberta Machado, em 2011 foi feita a primeira cirurgia de retirada, mas com não havia a equipe local, foram enviados profissionais ligados ao Comitê de Captação de Órgãos. “ Foram retirados os rins, fígado e as córneas de uma mulher de quarenta e quatro anos que sofreu um acidente de carro”, afirma Roberta.
A equipe criada é composta por médicos e enfermeiros. Eles serão responsáveis por todo o processo: desde o início, que é a cirugia de retirada, até encaminhamento para os transplantes. “Os profissionais da Santa Casa também auxiliarão o comitê regional que dará sequência aos procedimentos cirúrgicos e jurídicos”, completa ela.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2011, houve um registro de 84 doadores. Foram feitos 79 transplantes de coração, 123 de pâncreas, 1400 de rim, 587 de fígado e 33 de pulmão. Para ser doador é importante que a família também saiba.
A enfermeira, Maira Regiane Savuine, tomou a decisão de ser doadora há 2 anos. “ Minha família sabe da minha vontade de doar meus órgãos. Eu sei como é difícil encontrar uma pessoa que está disposto a doar”, conta.
Fonte: G1
