Polícia Civil alerta sobre o golpe do falso sequestro em Tatuí
sexta-feira, 24 de maio de 2013A Polícia Civil da cidade de Tatuí (SP) registrou um aumento no número de casos de pessoas que receberam a ligação do falso sequestro. Nos últimos dois meses, três pessoas caíram no golpe. Em um desses casos, um idoso chegou a fazer um depósito de R$ 70 mil.
O falso sequestro é um crime no qual os criminosos ligam para a vítima dizendo que um suposto parente está sequestrado. Com isso, exigem o depósito em dinheiro para poder libertar o sequestrado. De acordo com o delegado do município, Alexandre Andreucci, os bandidos utilizam números telefônicos aleatórios e conseguem as informações com a própria vítima. Ainda segundo ele, a maior parte dessas ligações é feitas de presídios no estado do Rio de Janeiro.
“Eles estão dando golpe agora no DDD 015 que é da nossa região, e quando o golpe ficar muito conhecido eles mudam de região. Três pessoas caíram no golpe e fizeram ocorrência, mas a gente tem consciência que várias pessoas não caíram no golpe e acabaram não registrando o boletim”, diz.
Entre as pessoas que receberam a ligação e não registraram boletim de ocorrência, está um senhor que não quis se identificar. Segundo ele, foram duas ligações nos últimos 15 dias. Em ambas a mesma situação, um número não identificado e do outro lado da linha uma mulher que chorava e dizia estar em poder de sequestradores. “Uma moça ligou chorando, dizendo: ‘Pai, pai, fui sequestrada! Conversa com eles aqui’. Ai ela passou o telefone, e uma voz masculina atendeu dizendo que estava com a minha filha, que tinha sequestrado a minha filha e que queriam conversar sobre valor”, afirma.
Apesar do susto ao receber a ligação, o homem manteve a calma e acionou a filha. Ele entrou em contato com ela e percebeu que se tratava de um falso sequestro. “Dois, três minutos depois eles ligaram novamente. Mas, como eu tinha acabado de conversar com a minha filha no celular eu nem considerei, porque sabia que não era nada disso”, conta.
Já na segunda vez que recebeu a ligação, o homem descartou a possibilidade na primeira impressão. Dessa vez, ele estava dormindo. “Foi de madrugada. Por volta das 3h ligaram a cobrar com a mesma conversa. Disseram que estavam com a minha filha. Eu só falei: ‘De novo!?’ Aí cortaram a ligação, não ligaram mais”, explica.
Como reconhecer o golpe
O delegado Alexandre Andreucci orienta que é preciso cautela para evitar cair nesse tipo de golpe. Ele conta que os golpes são feitos de celulares sem identificação que ligam a cobrar, por este motivo é recomendado não atender uma ligação deste tipo.
Ele também recomenda que no caso de atender uma ligação desse tipo, nunca se deve passar informações, como por exemplo, o nome do familiar. Se houver uma dúvida, o delegado orienta a tentar entrar em contato com a pessoa supostamente sequestrada enquanto continua na linha com o golpista. Andreucci também diz que após receber a ligação, não se deve pagar nada, e que imediatamente a polícia deve ser procurada.
Além disso, a delegacia na cidade Tatuí afirma que muitos criminosos podem ligar um dia antes para a casa da vítima em busca de informações. “Eles podem ligar um dia antes, perguntar dados para quem atender sobre os próprios moradores”, conclui.
Fonte: G1
