Pesquisa científica analisa saúde bucal de crianças em Tatuí
segunda-feira, 14 de maio de 2012Uma pesquisa científica realizada por funcionários da secretaria de Saúde de Tatuí (SP) foi apresentada no 10º Seminário de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O trabalho, entitulado de “Associação entre as condições de saúde bucal aos cinco anos e o tempo de permanência do aluno em unidade pré-escolar no município de Tatuí-SP”, abordou a saúde bucal de crianças em creches e pré-escolas municipais.
O resultado da pesquisa mostrou que, no caso das crianças que ficam em tempo integral nas creches, 20% delas precisam de tratamento dentário. O índice de dentes cariados chega a 0,7 dos dentes. Já os alunos que ficam nas pré-escolas, em meio período, 34% precisam de intervenção. O índice de cárie chega a 2,3 dentes com problemas.
Das 682 crianças pesquisadas, 72% delas que ficam nas creches estavam livres de cárie. Já nos alunos das pré-escolas, o índice apontou 54% sem cárie.
O coordenador da pesquisa é o cirurgião-dentista Fábio Antonio Villa Nova, funcionário da secretaria de saúde e aluno do curso de mestrado em saúde coletiva da Unicamp. A análise estatística foi feita pela professora titular da disciplina de Bioestatística da Faculdade de Odontologia e orientadora do trabalho, Gláucia Bovi Ambrosano.
A pesquisa também avaliou crianças aos 12 anos de escolas públicas e particulares. Os resultados serão apresentados no 10º Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico, que ocorrerá em guia Ribeirão Preto, entre os dias 23 e 25 de maio. Nesta apresentação, serão comparados os dados encontrados nas crianças aos 5 e 12 do município com os dados do estado e do país.
Fonte: G1
