Declaração de IR ‘dá trabalho’ para escritórios em Tatuí
terça-feira, 24 de abril de 2012A Receita Federal começou a receber as declarações de Imposto de Renda no dia 1º de março, mas muita gente ainda não conseguiu concluir e entregar seus documentos e acertar as contas com o leão. Por esse motivo, os escritórios de contabilidade estão trabalhando dobrado. O prazo final para entrega das declarações de Imposto de Renda é 30 de abril.
O contador Mário Luiz Rodrigues conta que nesta época do ano se formam pilhas de papel em seu escritório, localizado em Tatuí, e que precisa trabalhar até aos fins de semana para dar conta do serviço. Nem a família escapou. Eles decidiram aproveitar o feriado de Tiradentes ajudando. Segundo a Receita Federal, das mais de 27 mil declarações esperadas da região de Tatuí (também faz parte as cidades de Boituva, Capela do Alto, Cesário Lange, Iperó, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra), apenas 14 mil foram entregues até o dia 20 de abril, pouco mais da metade.
Rodrigues diz que a atenção na entrega dos documentos ajuda muito o trabalho dos contadores. Ele comenta que muita gente faz negócios, como vender ou comprar carro ou imóvel, e esquece de avisar e sempre acaba faltando documento.
Marília Costa Fiuza, filha do contador, diz que já está programando o próximo fim de semana para trabalhar com o pai. “Estou ajudando para darmos conta do serviço”, conta.
Aqueles que não entregarem suas declarações a tempo, poderão ser multados em R$ 165,70 ou 20% do imposto devido. Para quem não contratou o serviço de um escritório de contabilidade e quiser fazer a sua própria delcaração, o portal G1 criou uma página para orientação e link para download do programa da Receita Federal. A entrega deve ser feita pela internet ou em disquete, para um dos bancos conveniados com a Receita Federal.
Encontra Itapetininga
Na região de Itapetininga, cerca de 16,8 mil declarações já foram entregues até 20 de abril. A previsão é que sejam enviadas à Receita Federal 32,8 mil declarações. Além de Itapetininga, também fazem parte as cidades de Alambari, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Guareí, Angatuba, Paranapanema, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo e Sarapuí.
Fonte: G1
