Combate ao uso de cerol é intensificado em Tatuí
sexta-feira, 29 de junho de 2012Com a aproximação do período de férias escolares, a Guarda Municipal de Tatuí intensificou a fiscalização para combater do uso de cerol, a mistura de cola e vidro moído colocado em linhas de pipas.
De acordo com o inspetor da GM, Vanderlei dos Passos, a fiscalização é feita durante o ano todo, mas no período de férias o trabalho é intensificação nos bairros onde a brincadeira com pipas é mais comum.
Nesta quinta-feira (28) os GMs percorreram o bairro Rosa Garcia II. Durante a abordagem, foram encontradas crianças e adolescentes usando linha com cerol. Segundo Vanderlei, no ano passado foram apreendidos mais de 20 mil metros de linhas.
O material apreendido é incinerado. Na cidade existe a lei municipal 2.981 que prevê aplicação de multa no valor de R$ 184,40. O inspetor explica que a multa é aplicada quando a criança ou adolescente é reincidente. Já se a utilização do cerol causar ferimentos a terceiros, o responsável pode responder por lesão corporal, e indiciado por homicídio culposo.
De acordo com a legislação ambiental, o cerol é considerado produto nocivo à saúde. Pessoas que fabricam, armazenam ou comercializam esses materiais respondem criminalmente, com possibilidade de multa e reclusão de um a quatro anos.
Fonte: G1
