Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí lança CD
sexta-feira, 30 de novembro de 2012A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, corpo artístico da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo e um dos grupos de sopros mais atuantes do país, comemora o 20º aniversário com o lançamento do CD “20 Anos” hoje, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. A entrada é franca (retirada antecipada de ingressos na bilheteria do Conservatório de Tatuí, a partir das 18h). Na ocasião, o grupo executará as obras que compõeM o oitavo trabalho do grupo.
O projeto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi iniciado em fevereiro de 1992 e a estreia oficial aconteceu no dia 14 de junho do mesmo ano. O grupo surgiu a partir do objetivo de unir músicos profissionais e alunos da instituição tatuiana. O resultado, segundo o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, é um conjunto versátil, coeso, que apresenta obras de grande dificuldade, como “O pássaro de fogo”, de Stravinsky.
Pouco tempo após a criação do grupo, o maestro Dario Sotelo Calvo – formado em piano, violino e viola, mestre em regência orquestral pela City University, em Londres – assumiu integralmente a batuta e ficou responsável pela condução dos músicos.
Uma das principais características que marcaram todos esses anos de atividade da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é o incentivo à produção de obras originais, por meio de encomendas a arranjadores e compositores brasileiros. Entre as peças mais importantes estão “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sergio Vasconcellos-Corrêa – que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -, “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre muitas outras. Atualmente, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí conta com 120 obras escritas para o grupo, de todos os gêneros musicais. Dentre essas, há 72 estreias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais.
O programa do concerto de hoje contará com “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes, “Suíte Guanabara”, de Osvaldo Lacerda, e “Malcom Arnold Variations”, de Martin Ellerby.
Ao longo de sua existência, a Banda Sinfônica, que já gravou diversos CDs, recebeu importantes regentes mundiais como convidados. Dentre eles, destacam-se os americanos Arnald Gabriel, Virginia Allen, Daniel Havens, Isaac Daniel Jr., Pamela Bustos, Thomas Lee, Lowell Graham, Thomas O”Neal e Matthew George, os argentinos Hadrian Avila, David Antezana e Juan Ringer, os espanhóis Francisco Grau Vegara, Pablo Sanches Torrella, Rafael Sanz-Espert, além do canadense Glenn Price e dos brasileiros Marcelo Jardim e Marcelo Maganha. Em outubro do ano passado, os músicos da Banda Sinfônica estiveram sob a batuta do maestro Frank Battisti, responsável por revolucionar o repertório dos conjuntos de sopros.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
