Banda Sinfônica de Tatuí faz primeira apresentação de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012A Banda Sinfônica do Conservátorio Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, no interior de São Paulo, vai fazer a primeira apresentação da temporada 2012 com o corpo integral de músicos (professores e alunos). Para esta apresentação, marcada para 24 de março, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, o trompetista solista Flávio Gabriel, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), será o convidado da noite que marcará, também, os 20 anos de atuação do grupo.
Quem for à mostra, vai acompanhar a execução de “Club Europe”, de Martin Ellerby, “Suite Sinfônica – O Ano do Dragão”, de Philip Sparke e “Concerto para Trompete”, de Thomas Sleeper, esta última com a participação do trompetista Flávio Gabriel, que conquistou o 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga, em 2010, inédito na história do Brasil. O ápice da noite será a execução dos dois movimentos de uma das mais importantes obras sinfônicas de todos os tempos: a “Sinfonia Fantástica”, de Hector Berlioz. E para encerrar a apresentação, é prevista a interpretação da obra “Solemnitas – Solenidade”, de Franco Cerarini.
20 anos
Com este evento, a Banda Sinfônica inicia as comemorações do 20º aniversário do grupo que, além de ser artístico, tabém tem o carater pedagógico. Os músicos vão realizar uma turnê pelo Estado de São Paulo.
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí atua na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, sendo fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Entre elas estão “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes, “Sinfonia Anõia”, de Sergio Vasconcellos-Corrêa, “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira, “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre outras, somando mais de 120 obras originais escritas para o grupo.
Regentes renomados destacaram-se como convidados da banda, como os americanos Arnald Gabriel, Virginia Allen, Daniel Havens, Isaac Daniel Jr., Pamela Bustos, Thomas Lee, Lowell Graham, Thomas O’Neal, Mark Whitlock, Dwight Satterwite e Matthew George, os argentinos Hadrian Avila, David Antezana e Juan Ringer, os espanhóis Francisco Grau Vegara, Pablo Sanches Torrella, Rafael Sanz-Espert, o suíço Felix Hauswirth, o canadense Glenn Price e os brasileiros Marcelo Jardim, Marcelo Maganha, Roberto Farias e Wagner Polistchuck e Marcos Sadao.
Em 2011, o grupo recebeu como convidado de Honra o maestro “von Karajan das Bandas”, Frank Battisti, referência maior no mundo dos sopros sinfônicos.
Nos últimos anos, a banda também realizou muitas ações didáticas para envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita.
Fonte: G1
