24º Festival Estudantil de Teatro em Tatuí começa amanhã
sexta-feira, 7 de outubro de 2011Em comemoração aos 35 anos do curso de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, o 24º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) começa amanhã com atividades alusivas à data. Um exposição histórica sobre o curso de Artes Cênicas e encontro com o criador do curso, Moisés Miastkwosky, são destaques do festival que abre as atividades com o espetáculo “Memórias de Um Sargento de Milícias” (montagem do grupo Vip, da Universidade São Judas), às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. As encenações seguem até o dia 16 de outubro.
O Fetesp deste ano contará com nove espetáculos, que foram selecionados entre grupos de escolas públicas ou particulares e universidades (essa é a primeira vez que as inscrições foram abertas também às universidades). Além disso, o festival voltou a ter caráter competitivo.
No Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Centro, em Tatuí), sempre às 20h30, serão apresentadas as principais peças do festival: “Memórias de Um Sargento de Milícias”, “Sussurros” (Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila, São Paulo), “Hay Amor!” (grupo Os Geraldos da Unicamp, de Campinas), “O Bem Amado” (Aitiara Escola Waldorf, de São Paulo), “Os Últimos Dias de Solidão de Robinson Crusoé” (Teatro-escola Macunaíma, de São Paulo), “O Horácio” (Universidade Barão de Mauá, de Ribeirão Preto), “A Tragédia do Dr. Fausto” (Colégio Vicentino de São Paulo), “Dino – O Sonho de Um Menino” (Escola Estadual Professora Maria Angela Batista Dias, de Paraguaçu Paulista) e “Mistérios na Sala de Ensaio” (do Conservatório de guia de Tatuí). A banca que avaliará os espetáculos é formada por Lúcia Maria Glück Camargo e Moisés Miastkwosky. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.
Considerado o mais antigo festival estudantil paulista de artes cênicas, o Fetesp movimentou a cena regional com o surgimento e detonou um grande movimento na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.
Homenageados
“Sinto-me honrado pela lembrança, pois não existe coisa mais triste do que a falta de reconhecimento. Mas, felizmente, isto não acontece: Tatuí e o Conservatório não me esquecem nunca! Quando passo por aqui, sempre sou cercado por muito carinho e respeito de todos e reconhecimento pelo que criei com ajuda desse povo das artes”, relembra Miastkwosky, responsável pela criação do curso de Artes Cênicas do Conservatório e um dos homenageados do festival.
O curso já formou mais de sete mil alunos, com mais de 200 montagens.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
